Em Poemargens (Anna Maria Moura/Ananás & Sol Ferreira, MT, 2020. 25’, classificação indicativa 14 anos), eleito melhor curta da MAUAL 2020 pelo júri oficial, Sol e Ananás coadunam em poemas, investigando as possibilidades de comunicação entre poesia marginal e performatividade para uma produção artística singular e autoral onde rimas se tecem e trajetórias se recriam. O curta de Sol & Ananás foi concebido para o edital Festival Cultura em Casa, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). O curta participou da MAUAL na modalidade universitária. Anna Maria Moura é estudante do Curso de Radialismo da UFMT e Sol Ferreira é estudante do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa & Literatura, também na UFMT.
Projeção Queer (Gabriel Turbiani, SC, 2019, 10′, classificação indicativa 16 anos), eleito melhor curta experimental da MAUAL 2020 pelo júri oficial, é uma obra poética onde o confronto do corpo queer e a sociedade acontece através de projeções e relatos de diferentes histórias sobre crescer e conquistar seu espaço no mundo. O curta participou da MAUAL na modalidade universitária. Gabriel Turbiani é estudante do Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL (Campus Pedra Branca, Grande Florianópolis/SC).
Mojarra Frita (Ivan Chaparro, Colômbia, 2019, 3′, classificação indicativa livre), eleito pelo júri oficial como melhor curta estrangeiro da modalidade independente e premiado como curta experimental independente mais visualizado na MAUAL 2020, é resultado de oficinas de criação audiovisual participativa desenvolvidas em vários lugares do Caribe colombiano, com o objetivo de produzir peças musicais que fortaleçam o patrimônio cultural imaterial das comunidades de San Basilio de Palenque e Gamero. A Mojarra Frita é um prato da culinária tradicional colombiana.
Balbúrdia (Mylena Leite, Caroline Almeida, Ana Luisa Kelm & Emanuelle Valverde, MT, 2019, 1′, classificação indicativa 10 anos), premiado como curta experimental da modalidade universitária mais visualizado na MAUAL 2020, é uma obra experimental baseada na vivência de universitários perante os ataques do governo contra as universidades públicas em 2019. As realizadoras do curta são estudantes do curso de Comunicação Social/Publicidade & Propaganda da UFMT.
Clipping:
http://www.tyrannusmelancholicus.com.br/noticias/12976/em-cartaz-quatro-curtas-experimentais